Primeiras impressões

Cheguei na quarta de manhã e fui direto para a casa onde estou morando. É meio big brother: uma casa onde você chega e convive com várias pessoas, toma café com elas, sai para trabalhar com elas, almoça com elas, fica até tarde conversando com elas num espaço que não é de ninguém. É da empresa. A sorte é que nessa casa que estou (são 3, uma do lado da outra) tudo mundo é bacana e se dá bem.

O tempo ainda é curto demais para ter alguma idéia d e onde estou. Sei que ao mesmo tempo que me assusta, também me atrai. E de alguma forma sou impelido a querer mais. Uma coisa que angustia é o medo que todos tem de sair a rua. De dia até que é mais tranquilo, o problema é à noite” dizem. E ainda não ter saído para conhecer a noite, que gosto e que onde as pessoas de uma cidade são mais elas mesmo – ou menos, a depender do ponto de vista.

Minha rotina consiste em casa-trabalho. Como disse, não conheci lugar nenhum até agora, exceto o hífen que separa um do outro.
Não saio à noite porque as ruas são pouco iluminadas e não é aconselhável andar a pé. Não existem taxis e tem que fazer uma caravana para sairmos juntos se quisermos ir aos bares e boates daqui, que me disseram ser bem melhores que os de Salvador.

A princípio, Luanda, capital de Angola, é ao mesmo tempo muito rica e pobre. As pessoas dizem que tem a ver com Salvador. Não achei. Pra mim parece mais com Havana, em Cuba. Uma cidade destruída por anos de guerra e que ainda está a caminho de se modernizar. O diferente aqui é que tem muito dinheiro entrado na economia por meio de petróleo e diamante, que são as riquezas locais. O país cresce a taxas altíssimas e se pode ver isso pela quantidade de carrões de luxo nas ruas. Mas não se iludam: a infra-estrutura é péssima, o trânsito é um inferno sem regras e falta bastante luz e água, pelo que me dizem.

Mas há uma beleza na cidade e é só questão de tempo para descobrir o que há de bom aqui. Mas por enquanto é só trabalho, trabalho, trabalho.
Que bom. Esse é mesmo o meu objetivo aqui.
Beijos e abraços a todos e muita saudade. Escrevam sempre.

2 comentários:

andre stangl disse...

Blz, Urso.
essas primeiras impressões são preciosas: cuba - angola - bahia.

abçs

Unknown disse...

Eu quero que vc acabe com essa guerra civil de uma vez por todas e também modernize o País, afinal de contas,foi prá isso que vc foi.