Com que África (pt.2)



Uma coisa que é muito importante e que só adquire a real noção alguém que chega aqui, é que não existe uma “Africa”, mas sim várias. E entre essas as diferenças são gritantes. Dizer vou para a África ou estou na África soa um pouco desrespeitoso aqui. Mais ou menos como dizer vou para o nordeste aí no Brasil. Esquece-se e generaliza-se particularidades e aspectos culturais de cada lugar tranformando tudo numa massa compacta que serve mais ao folclore do que à realidade em si. Mas aqui há um agravante: essas localidades não são partes de um mesmo país e fazem questão de salientar as suas diferenças de forma contundente, muitas vezes a ferro e fogo e, em diversos casos, infelizmente, muitas balas. É aí que entra o preconceito que os africanos têm entre si. Coisa ininteligível para quem vê de fora. Para mim especialmente, que acredito que se o continente se unisse teria uma chance melhor de conseguir superar seus entraves e problemas ( aids, corrupção, desrespeito aos direitos humanos, exploração pós colonialista, etc), além de buscar um lugar mais respeitoso no mundo globalizado, para além das mazelas que se vê na TV. A lição então é: quando falar de África, fale qual delas. Não precisa dizer latitude nem longitude, mas situar mais especificamente a localidade, o país. Assim vai ficar mais fácil entender do que ou de quem se está falando. Pois a generalização "África" aqui não funciona.

3 comentários:

Anônimo disse...

Primo, nenhum livro, nem documentário me marcaram tanto, como essas suas primeiras impressões dessa terra tão similar, e tão diferente de nós!

Fiquei realmente emocionada! Espero que tudo esteja correndo bem ai com vc! bjos de tanti hehe

andre urso (andreurso@hotmail.com) disse...

Valeu tansi, leia sempre e se puder mostre às minhas tias e ao pessoal aí. Um beijo e saudade.

Anônimo disse...

Grande Urso, ta massa as coisas por aqui. Informaçoes interessantes sobre um lugar tão distante e tão imaginavel nas cabeças de nós, baianos.
Quanto a coisa da generalização, senti isso na Europa, quando uma pessoa me perguntou:
– É sua primeira vez aqui na Espanha?
E eu respondi:
– É minha primeira vez na Europa.
Ela achou graça. Senti que é como alguem dizer "vou pra América do Sul, como você citou...
Abração.
Cury